Circuitos económicos
Economia O termo Economia vem do grego oikos (casa) e nomos (costume ou lei) ou também gerir, administrar: daí “regras da casa” (lar) e “administração da casa”.
Uma das definições que captura muito da ciência económica moderna é a de num ensaio de 1932: "a ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as necessidades ilimitadas a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos."
Segundo Paul A. Samuelson Economia pode ser definida como a Ciência que estuda a forma como as sociedades utilizam os recursos escassos para produzir bens com valor e a forma como estes são distribuídos pelos indivíduos.
John Stuart Mill definiu Economia como "a ciência prática de produção e distribuição de riqueza"; esta foi a definição adoptada pelo Concise Oxford English Dictionary apesar de não incluir o papel vital do consumo. Para Mill, a riqueza é definida como o stock de coisas úteis.
Três Abordagens Distintas
A Abordagem Neoclássica
* A Economia é um estudo dos homens tal como vivem, agem e pensam nos assuntos ordinários da vida. * Focaliza, principalmente, a condução do homem no trato com questões que interferem em sua riqueza e bem-estar. * O fim último de que cuida a economia consiste em descobrir como as virtudes humanas e a concorrência podem conduzir ao bem-estar social.
A Perspectiva Socialista
* As necessidades humanas são determinadas pelo estágio cultural da sociedade. * Para satisfazer a um padrão de necessidades o homem se dedica a um ato social: a produção * A realização desse processo se completa com a distribuição do produto social.