Circuitos Combinacionais
1. OBJETIVO
Gerar tabela verdade e verificar funcionamento dos circuitos fornecidos, minimizá-los e conferir o funcionamento da minimização.
2. INTRODUÇÃO
As portas lógicas são componentes básicos da eletrônica digital. Elas são usadas para criar circuitos digitais e até mesmo circuitos integrados complexos. Em eletrônica digital apenas dois niveis são permitidos, “0” e “1”. Zero representa tensão de 0 V, enquanto que “1” representa uma tensão de 5 V no padrão TTL. Assim as portas lógicas são capazes de realizar diversas operações matemáticas, para desenvolvimento da lógica digital.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Portas lógicas Básicas: Inversor: Como o próprio nome já sugere, o inversor irá inverter o estado da entrada. Se você entrar o número “0” em um circuito inversor, você obterá na saída o número “1”, e vice-versa. A porta inversora é mais conhecida como NOT e sua saída é Y = /A, o circuito integrado mais comun é o 74LS04.
Tabela Verdade: Entrada A
Saida Y
0
1
1
0 AND: Uma porta lógica AND realiza uma operação lógica “E”, Ela possui pelo menos duas entradas. Por isso, se A e B são suas entradas, na saída teremos o resultado de A x B (também representado como A · B), o ciruito integrado mais comun é o 74LS08.
Tabela Verdade: Entrada A
Entrada B
Saída Y
0
0
0
0
1
0
1
0
0
1
1
1 OR: A porta lógica OR realiza uma operação lógica “OU”. Ela possui pelo menos duas entradas. Por isso, se A e B são suas entradas, na saída teremos o resultado de A + B seu ciruito integrado mais comun é o 74LS32.
Tabela Verdade: Entrada A
Entrada B
Saída Y
0
0
0
0
1
1
1
0
1
1
1
1 Portas Lógicas Derivadas: NAND: Esta porta nada mais é do que uma porta AND com um inversor acoplado. Por isso, sua saída é o oposto da AND. Você pode construir uma porta NAND conectando uma porta AND a um inversor o CI mais