Circuito Sonoro Intermitente
Allyson BonattiCarvalho
Francolino Beloto
Wander Diego Baumann
Professor – Dione Antônio de Souza
Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi
Engenharia Elétrica –Eletrônica Avançada
06/07/14
RESUMO
Descrição de funcionamento de um circuito sonoro, tipo sirene, intermitente, e conceitos básicos sobre os principais componentes utilizados no circuito.
Palavras-chave: Circuito eletrônico; Sonoro; Intermitente.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho vem com o intuito de demostrar de forma sucinta, o que é necessário para se fazer um circuito eletrônico, sonoro intermitente. Demostrando sua forma de funcionamento, e descrevendo as funções dos componentes utilizados no circuito.
Primeiramente será feito uma descrição dos principais componentes utilizados no circuito, para posteriormente discorrer sobre o funcionamento do circuito demostrando o que é necessário para o mesmo.
2 DESCRIÇÃO DOS COMPONENTES UTILIZADOS
2.1 CIRCUITO INTEGRADOR 555
O circuito integrado 555 é um dispositivo fabricado para aplicações gerais de temporização, fácil de encontrar no mercado e de simples funcionamento. Esse dispositivo pode ser
2 usado tanto como um circuito multivibrador monoestável, e também como multivibrador astáveis e biestáveis. A sua alimentação fica na faixa de +5V até +18V e sua saída possui a capacidade de drenar correntes de até 200mA, permitindo o comando direto de dispositivos de maior potência, tais como relés, lâmpadas, entre outros. Em sua função stand-by, o consumo dos componentes internos do dispositivo fica na faixa de 10mA. A sua pinagem, encapsulamento e componentes internos são mostrados na figura abaixo:
Figura 2: Pinagem e encapsulamento de um CI 555.
2.2 AMPLIFICADOR OPERACIONAL 741
O amplificador operacional 741 é um dos circuitos integrados clássicos da eletrônica. Ele é o amplificador operacional genérico com o qual todos os outros são comparados.
O 741 exige uma fonte de