Circuito RLC, onda gerada por som
INTRODUÇÃO
Os circuitos elétricos oscilantes estão em constante presença em nosso cotidiano, sendo talvez exemplo mais presente, o fato de que corresponde ao que ocorre na prática na distribuição de tensão à população. Neste experimento estudaremos alguns princípios básicos de circuitos que se aproximam ao que ocorre no exemplo citado acima, em que geradores oscilantes fornecem tensões senoidais ou cossenoidais numa certa frequência, fazendo análises qualitativas e quantitativas da resposta dos circuitos à determinadas frequências. Em particular, estudaremos a ressonância num circuito RLC em série em regime permanente senoidal, o qual tem grande aplicação na recepção de sinais de TV ou rádio por exemplo.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O circuito RLC possui três componentes básicos, o resistor com uma resistência (R), o capacitor com uma capacitância (C) e o indutor com uma indutância (L) e uma fonte alternada do tipo:
(1)
Se analisarmos o diagrama fasorial descrito pela Figura 1, perceberemos que a corrente I esta em fase com VR, está adiantada de 90º em relação a VC e atrasada de 90º em relação a VL.
Figura 1 – Diagrama Fasorial Circuito RLC
(2)
(3)
(4)
(5)
(6)
(7)
A impedância (Z), bem como as reatâncias tem dimensões de resistência, ohm(). A Figura 2 mostra o comportamento destas resistências em função de .
Figura 2 – Comportamento da Resistência e das Reatâncias em Função de
Outros dados importantes para os cálculos são:
(8)
(9)
(10)
Onde a frequência natural do sistema (0) é a mesma da frequência da fonte () durante a ressonância.
OBJETIVO
1) Fazer a averiguação do som de uma onda gerada por um circuito RLC, dado por certa frequência, que também será calculada.
2) Comprovar a intensidade de uma onda eletromagnética gerada por uma