circuito eletrico
Para entendermos melhor a respeito do campo magnético, vejamos um exemplo:
A partir da figura acima, vamos imaginar que a região azul seja uma cartolina e que encima dessa cartolina tenha um imã (preto), e que ao seu redor tenha um campo magnético que atrai limalhas de ferro, com isso podemos concluir que conforme a limalha de ferro vai caindo sobre a cartolina, vai se formando a imagem do campo elétrico.
A imagem do campo elétrico na figura acima está sendo representada por linhas de indução, que são parecidas com as linhas de força existentes no campo elétrico.
Considerando os pólos como norte e sul, podemos concluir que por meio de convenção, a sua orientação será do norte para o sul, portanto podemos concluir que as linhas de indução do campo magnético, nascem no norte e morrem no sul, conforme a figura abaixo. Vejamos:
Se pensarmos em fechar uma das linhas de indução, o imã irá ficar no interior das linhas, possuindo um único sentido, onde dentro do imã a orientação será de sul para norte. Vejamos a ilustração abaixo:
Existe um caso muito importante de ser lembrado, que é o do imã dobrado, formando a letra U. Neste caso, o campo magnético existente entre os dois pólos, é composto por linhas de indução retilíneas, sendo assim um campo magnético uniforme. Vejamos a ilustração abaixo:
Campo Magnético
É a região próxima a um imã que influencia outros imãs ou materiais ferromagnéticos e paramagnéticos, como cobalto e ferro.
Compare campo magnético com campo gravitacional ou campo elétrico e verá que todos estes têm as características equivalentes.
Também é possível definir um vetor que descreva este campo, chamado vetor indução magnética e simbolizado por . Se pudermos colocar uma pequena bússola em um ponto sob ação do