Cinesioterpia
ARTIGO
A LER e DORT em Cirurgiões Dentistas e a Importância da Ginástica Laboral para esses Profissionais
INTRODUÇÃO
Ao longo dos anos, os pesquisadores em saúde tem estudado a relação entre os trabalhadores e suas profissões em relação à saúde dos mesmos. Pesquisas mostram que houve um aumento significativo de doenças ocupacionais em todas as áreas, como engenharia, construção civil, escritórios, inclusive na própria medicina. Com os cirurgiões-dentistas (CD) não seria diferente. Os locais mais afetados nesses profissionais são os membros superiores e a coluna vertebral, afetando sua capacidade funcional, pois permanecem na mesma postura por um período de tempo, realizando alguns exercícios repetitivos, além do esforço estático excessivo do aparelho musculoesquelético1.
Os cirurgiões-dentistas, durante suas atividades, são constantemente acometidos pela adversidade do trabalho, decorrentes de grande desgaste físico como conseqüência da postura de trabalho2.
Saquy3 afirma que, para prevenir as doenças ocupacionais causadas por agentes mecânicos, é importante que o cirurgião-dentista conheça dois pontos. O primeiro é a escolha do equipamento e o segundo refere-se à ergonomia correta da posição de trabalho do profissional.
Couto4 estabeleceu algumas regras básicas de ergonomia para organização biomecânica de trabalho: 1) O corpo deve trabalhar com torque zero; 2) deve-se escolher a melhor postura para se trabalhar de acordo com a exigência da tarefa; 3) as bancadas de trabalho devem ser estruturadas contanto que o corpo trabalhe na posição vertical, sem curvar o tronco e evitando a elevação dos membros superiores; e 4) eliminar os esforços estáticos.
A postura adequada é aquela que o individuo em posição ortostática, existe pequeno esforço da musculatura e dos ligamentos para manter-se nesta posição, de tal