Cinesioterapia aplicada às desordens motoras em pacientes com seqüelas de hanseníase
Tema: Cinesioterapia aplicada às desordens motoras em pacientes com seqüelas de Hanseníase
Pesquisadores: Adriana Pinheiro de Oliveira, Antônia Karina Soares Lima, Carla Fabiana Pereira, Klenda Pereira de Oliveira, Pricila Ribeiro dos Santos todos alunos concluintes do curso de fisioterapia do turno vespertino do Centro Universitário do Norte.
Resumo: Este trabalho traz uma abordagem fisioterapêutica no tratamento da Hanseníase que representa um processo infeccioso de caráter crônico,desencadeado pela interação do ser humano com o Mycrobacterium leprae,sendo uma das principais doenças endêmicas no Brasil. A hanseníase é uma doença infecciosa que afeta principalmente a pele e os nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés. O comprometimento dos nervos periféricos é a característica principal da doença, dando-lhe um grande potencial para provocar incapacidades físicas que podem inclusive, evoluir para deformidades. Este trabalho enquadra-se na classe de pesquisa bibliográfica analisando trabalhos elaborados por profissionais da área de fisioterapia, tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vista a torná-lo mais explicito, e mais, devido a todas as manifestações clinicas da doença, queremos destacar a importância e a intervenção da fisioterapia, através dos métodos da cinesioterapia para prevenir contraturas, deformidades e corrigir essas incapacidades físicas e principalmente dar ênfase a orientações para o hanseniano e família, trazendo melhor qualidade de vida ao portador de seqüelas e incapacidades físicas, provocadas pela hanseníase.
Palavras-chave: incapacidade, modalidade de fisioterapia, hanseníase, reabilitação.
Abstract:
Introdução A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa e incapacitante,não hereditária, essencialmente dermatoneurologica, causada pelo Mycobacterium Ieprae, que compromete a pele e os nervos periféricos(ulnar, mediano, radial, fibular