Cinesiologia
A goniométrica em si é aplicação de um sistema de coordenadas em dada articulação, aferindo o ângulo da articulação e a amplitude do movimento. A tabela consultada foi a do livro de Clínica de Brunnstrom, Já que pode ser utilizada como base de orientação para aferir a amplitude normal aproximada das articulações de um adulto.
Assim dentro das duas sequências de movimentos analisados foi visto que:
1ª Sequencia
Articulações envolvidas
Cotovelos
Interfalangianas
Quadril
Apresenta os cotovelos com extensão completa, em seguinte flexão de quase 0º a 145º em media. As interfalangianas também com extensão completa de 0º e flexão de quase 0º a 60º em media e o quadril com abdução media entre 0º e 40º e adução até 0º.
2ª Sequência
Articulações envolvidas
Ombro
Cotovelo
Joelho
Apresenta assim uma leve abdução de ombro, enquanto no cotovelo uma flexão de 0º a 140º em média e extensão de quase 0º. Já na ultima amplitude a ser analisada foi a do joelho que teve em média uma flexão de 0º a 110º e extensão de quase 0º.
D. Planos e Eixos dos movimentos angulares realizados.
A classificação dos planos e eixos do corpo humano se encaixa dentro da osteocinemática. A definição de movimentos das articulações e segmentos para registrar a localização no espaço de pontos específicos no se faz necessário pontos de referencia e na cinesiologia é usado o conhecido sistema de coordenadas retangulares tridimensionais que é usado para descrever as situações anatômicas possíveis de um individuo.
Assim de acordo com esse sistema nas duas sequencias analisada foi visto que o corpo em questão realiza os movimentos no plano frontal.
1ª Sequencia:
Membros envolvidos
Braços: Plano sagital, eixo frontal.
Pernas: Plano frontal, eixo sagital.
Dedos: Plano sagital, eixo frontal.
2ª Sequência:
Membros envolvidos
Braços: Plano sagital, eixo frontal.
Pernas: Plano frontal, eixo sagital.