Cinemática
Estudante:_______________________________________________________
Curso Técnico em Eletromecânica
Professor: Antônio F. C. Arapiraca
Introdução à CINEMÁTICA
Antes de definirmos cinemática, vamos definir mecânica:
A mecânica tem por finalidade o estudo dos movimentos e das condições de equilíbrio dos corpos. A Mecânica interessa-se pelos movimentos de sólidos, líquidos e gases. Nesta etapa do curso daremos atenção especial à Cinemática.
A Cinemática é a parte da Mecânica que estuda o movimento dos corpos sem se preocupar com suas causas.
1 - Definições preliminares: Um corpo está em movimento quando a sua posição varia com o tempo. De um modo geral, dá-se o nome de móvel a qualquer corpo em movimento.
Partícula: é qualquer corpo cujas dimensões geométricas sejam desprezíveis em face da sua trajetória, isto é, da linha que ela descreve no espaço. Em seu movimento em torno do Sol, a Terra é uma partícula. Em problemas de física a partícula muitas vezes é chamada de ponto material.
Referencial: Para definir a posição de uma partícula, precisamos de um sistema de referência, ou, como também se diz de maneira mais cômoda, de um referencial. O referencial pode ser a Terra, o Sol, um corpo, um sistema de eixos, etc. Se a posição da partícula permanecer invariável em relação ao referencial usado, dizemos que ela está em repouso. Se variar com o tempo, dizemos que ela está em movimento. É claro que o repouso e o movimento citados são relativos ao referencial usado. Por exemplo - Quando você viaja de ônibus, a sua posição em relação à estrada varia com o tempo. Então você está em movimento em relação à estrada. Mas sua posição em relação ao motorista não se modifica. Então você está em repouso em relação ao motorista.
Espaço e Deslocamento: Um corpo é dito em movimento em relação a um certo referencial quando sua posição varia para este referencial. Variando o local onde se encontra, o corpo descreve uma curva no