Cinematica
Exercício 1
●
Um sinal luminoso é emitido da Terra, no instante t = 0, dirigindo-se para a Lua, onde sofre reflexão num espelho, lá colocado por uma das missões Apolo, e retorna à Terra no instante t. Considerando igual a 3,84 x 10 5 km a distância da Terra à Lua e sendo de 3,00 x 10 5 km/s a velocidade de propagação da luz nessa viagem, calcule t.
Exercício 2
●
●
A coruja é um animal de hábitos noturnos que precisa comer vários ratos por noite. Um dos dados utilizados pelo cérebro da coruja para localizar um rato com precisão é o intervalo de tempo entre a chegada de um som emitido pelo rato a um dos ouvidos e a chegada desse mesmo som ao outro ouvido.Imagine uma coruja e um rato, ambos em repouso; em dado instante, o rato emite um chiado. As distâncias da boca do rato aos ouvidos da coruja valem d 1 = 12,780 m e d 2 =
12,746 m.
Sabendo que a velocidade do som no ar é de 340 m/s, calcule o intervalo de tempo entre a chegada do chiado aos dois ouvidos.
Exercício 3
●
●
Um automóvel se desloca em uma estrada retilínea com velocidade constante. A f igura mostra as suas posições, anotadas com intervalos de 1 h, contados a partir do quilômetro 20, onde se adoou o instante t = 0:
Com o espaço s em quilômetros e o tempo t em horas, escreva a função horária do espaço para esse movimento.
Exercício 4
●
As funções horárias do espaço de duas partículas, A e B, que se movem numa mesma reta orientada, são dadas, no SI, por:
A origem dos espaços é a mesma para o estudo dos dois movimentos, o mesmo ocorrendo com a origem dos tempos.
Determine:
a) a distância que separa as partículas no instante t = 10 s;
b) o instante em que essas partículas se encontram;
c) a posição em que se dá o encontro.
Exercício 5
Exercício 6
Exercício 7
Exercício 8
Exercício 9
Exercício 10
Exercício 11
Exercício 12
Exercício 13
Exercício 14
Exercício 15
Exercício 16