Cinematica
Na Cinemática, analisamos os conceitos utilizados para descrever o movimento: velocidade, aceleração e trajetória. Na Dinâmica, estudamos as leis do movimento, isto é, as leis que determinam que tipo de movimento terá um objeto, conhecidas as forças que atuam sobre ele.
Sistema Referencial
Quando dizemos que um objeto está em movimento, isto significa que sua posição está mudando com o passar do tempo. No entanto, é fácil constatar que o conceito de movimento é relativo, isto é, um objeto pode estar em movimento em relação a um outro mas pode estar em repouso em relação a um terceiro objeto.
EX: Consideremos uma xícara sobre uma mesa de um vagão-restaurante que se encontra movimento. Em relação ao vagão, a xícara (e a mesa) está em repouso (e assim ela é vista pelos passageiros). No entanto, em relação à Terra, a xícara está em movimento.
Além de o conceito de movimento ser relativo (isto é, depender do sistema de referência), outras grandezas físicas são também relativas. Esse é o caso da posição de uma partícula. Einstein foi o primeiro a perceber que o intervalo de tempo entre a ocorrência de dois eventos é igualmente uma grandeza relativa, ao contrário do que é suposto na Mecânica Clássica.
Posição: coordenadas cartesianas:
A forma mais utilizada, do ponto de vista matemático, de especificarmos a posição de um objeto é devida ao matemático francês René Descartes. Vamos ilustrar esse procedimento, analisando o caso de um besouro que se movimenta ao longo de um fio retilíneo. Nesse caso, dizemos que o movimento é unidimensional.
Para especificarmos a posição do besouro no fio, adotamos um ponto como referência. Chamamos esse ponto simplesmente de origem O (origem do sistema de coordenadas). A partir desse ponto de origem, especificamos a coordenada do objeto da seguinte forma: primeiramente,