Cinema
Homens registram nas paredes das cavernas as primeiras imagens da humanidade.
5.000 a.C.
A Sombra Chinesa, teatro de marionetes que projeta as sombras dos personagens em telas de linho, é difundida pelo Oriente.
Século XV
Leonardo da Vinci (Itália) anuncia o Princípio da Câmara Escura.
Século XVI
Surge o embrião das máquinas fotográficas. Baseado nos estudos de Da Vinci, Giambattista della Porta (Itália) cria uma caixa fechada com um pequeno orifício coberto por lente.
Século XVII
Surge o embrião dos projetores, a Lanterna Mágica, criada pelo padre Athanasius Kircher (Alemanha), uma caixa cilíndrica iluminada à vela que amplia as imagens com o uso de uma lâmina de vidro.
Século XIX
Étienne-Gaspard Robert (Bélgica) e Paul Philidor (França) criam o Fantascópio, uma lanterna mágica dotada de rodas para aproximar e afastar as imagens projetadas.
1825
Invenção do Thaumatrópio (William Fitton, Irlanda).
1826
Peter Mark Roget (Inglaterra) estuda o fenômeno da persistência retineana, característica do olho humano de fixar imagens.
1832
Invenção do Fenacistópio
(Joseph-Antoine Plateau).
Joseph-Antoine Plateau (Bélgica) estuda o Princípio da Composição do Movimento, exibição sucessiva de imagens paradas que dá a sensação de movimento contínuo.
1833
Invenção do Zootrópio (William George Horner, Inglaterra).
1839
Joseph Nicéphone Niepce e Louis-Jacques Daguerre (França) criam a fotografia, com a fixação de imagens em uma placa metálica de iodeto de prata.
1841
William Talbot (Inglaterra) revela a imagem fotográfica em um papel muito fino, em vez da placa metálica.
1869
John Wesley Hyatt (EUA) cria o celulóide, primeiro plástico para comercialização.
1872
Invenção do Zoopraxinoscópio (Eadweard Muybridge, Inglaterra).
1877
Invenção do Praxinoscópio (Émile Reynaud, França).
Invenção do Fonógrafo (Thomas Edison, EUA).
1878
Charles Benett (Inglaterra) utiliza o celulóide na fabricação de película fotográfica e estabelece alguns princípios técnicos da revelação.