Cinema Brasileiro na Década de 70
UAM
O Cinema Brasileiro: Anos 70
Caio de Marchi
Jade Rodrigues
Leonardo Miranda
Lucas Berta
Pedro Bergamo
Rodrigo Mafra
Willian
São Paulo
2013
Contexto Histórico
Nos anos 70, o mundo passava por diversas complicações políticas e econômicas que influenciaram diretamente no cinema.
Nos EUA, a recessão imperava após a crise do petróleo, enquanto a economia de outros países como Japão crescia. Foi nessa época que as pessoas começaram a se preocupar com o meio ambiente. Tiveram início também os movimentos músicos das discotecas do experimentalismo e na música erudita.
Agora com Televisões em quase todas as residências, o mundo se tornou menos secreto. O mundo todo pode acompanhar pela televisão Nixon sendo deposto após Watergate.
O Brasil, sob impulso do milagre econômico e pulado para a 9ª economia do mundo, posterga os efeitos desta primeira crise do petróleo utilizando reservas cambiais e, em seguida, empréstimos internacionais para equilibrar sua deficitária balança comercial. Porém o milagre econômico começa a declinar.
Depois do ápice, sofrera com muito mais intensidade os reflexos desta segunda crise do petróleo, tendo a inflação gradualmente acelerado seu ritmo de crescimento, por conta dos seguidos aumentos dos preços dos combustíveis no mercado interno, além do acontecimento econômico, o Brasil também conta nos anos 70 com a inauguração da TV em cores.
Política
Neste período, as corridas espacial e armamentista se encerraram, dando lugar a um progresso humanístico, que visava não o interesse individual das potências, mas sim da humanidade, o período da chamada humanidade progressista. Na União Soviética, aproveitando-se da crise do petróleo, a economia chega ao seu auge, permitindo aos cidadãos, um conforto material relativamente alto.
No campo político, o Brasil vive na passagem de década o clímax da intolerância, com censura à imprensa e atos violentos contra a oposição. O