Cine e educação
Bianca R. Flores
Sumário:
3. Apresentação do tema e do problema
4. Desenvolvimento do Projeto
4.1 Tema
4.2 Território
4.3 Problematização
4.4 O que sabemos
4.5 O que queremos saber
4.6 Onde e como saber?
5. Atividade Integradora
6. Avaliação
7. Anexo 1 – As observações.
8. Anexo 2 – materiais que julgarem pertinentes.
9. Referencias Bibliográficas.
3. Apresentação do tema e do problema
Por acreditar que o aprendizado se dá de forma mais prazerosa, fazendo com que o aluno interiorize o ensino, quando lhe é experimentado, vivido, nosso projeto terá como tema o cinema. Pois ele é capaz de influenciar, cultivar, interessar e estimular o educando ao aprendizado fazendo uso de imagens audiovisuais, algo que está tão presente nas vidas de crianças e jovens e que por este motivo acabam tendo maior significância ao que lhe é visto pelas imagens do que é fornecido pela leitura. Segundo Larrosa:
“É experiência aquilo que “nos passa”, ou que nos toca, ou que nos acontece, e ao nos passar nos forma e nos transforma. Somente o sujeito da experiência está, portanto, aberto à sua própria transformação.” (LARROSA, 2002, p. 25 e 26)
O cinema pode ser considerado um instrumento na área da educação por possibilitar ao aluno a compreensão de valores morais, modos de pensar e agir deles e da sociedade e também trabalhar objetivos transversais presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) como o raciocínio, imaginação, memória, entre outros.
O ser humano, desde suas origens, produziu cultura. Sua história é uma história de cultura, na medida em que tudo o que faz está inserido num contexto cultural, produzindo e reproduzindo cultura. O conceito de cultura é aqui entendido como produto da sociedade, da coletividade à qual os indivíduos pertencem, antecedendo-os e transcendendo-os. (PCN EDUCAÇÃO FISICA, p. 23)
É importante incluir novas formas no processo de ensino aprendizagem dos