Cinco notas a proposito da "questão social"
A Questão Social teve início com a Revolução Industrial (industrialização) no século XVIII, que teve como principal característica o pauperismo, que deu segmento a pobreza da sociedade que crescia na medida do aumento da produção de riqueza. A ideia de Naturalização fez a manutenção da ordem Burguesa.
A expressão Capital x Trabalho surgiu com a Revolução Industrial, após ela as pessoas saíram do campo e das lavouras e forma para a cidade de forma desorganizada e sem infraestrutura alguma. O industrial burguês explorava os trabalhadores e artesoes, que eram mudanças que modificavam a maneira de vida deles, mas não ficou por isso eles começara a se revoltar fazendo manifestações para uma mudança cultural. Com a falta de emprego, a pobreza emergente e o pauperismo eram uma única questão social com varias expressões, isto é, a pobreza crescia em que aumentava a capacidade social de produzir riquezas.
O texto nos faz entender que o valor do individuo depende do lugar onde ele esta, por que a sociedade e constituída por diferenças formadas pela ordem e pelas dimensões socioeconômicas, sendo que os movimentos sociais sempre tiveram destaque dentro da historia. A questão social e uma emergência de classes operarias e seu ingresso no cenário politico, por meio das lutas que eram feitas em direitos do trabalho, exigindo seu reconhecimento de classes que dava origem aos direitos sociais públicos, por tanto, os direitos conquistados nos últimos séculos que hoje e demostrado nos governos de orientação neoliberal. Para José Paulo a compreensão vai além do conflito capital x trabalho é preciso considerar dentro de um período histórico as suas particularidades culturais, que juntam elementos das classes, de gêneros e etnias feitos em formações sociais específicas, para que possa entender a caracterização das novas expressões da Questão Social.
1 - A questão social inicia na terceira década, sec. XIX; Responde ao pauperismo, que