Cinco minutos
2. " O céu estava calmo, mas sem estrelas" - Personificação " Tudo isto passou-me pelo pensamento como um sonho..." - Comparação
3. Pessimismo " Não, era impossível! Naturalmente a minha desconhecida tinha fugido antes que eu tivesse tempo de vê-la" , Confessionalismo " Tinha vergonha de mim mesmo; achava-me egoísta, cobarde, irrefletido, e revoltava-me contra tudo" e Nacionalismo " No dia seguinte embarquei na Prainha e fiz essa viagem da baía, tão pitoresca, tão agradável, e ainda tão pouco apreciada.
Mas então a majestade dessas montanhas de granito, a poesia desse vasto seio de mar, sempre alisado como um espelho, os grupos de ilhotas graciosas que bordam a baía, nada disto me preocupava"
4. Ele diz que é uma história, para causar suspense no leitor, e chama o leitor de prima para passar uma ideia de aproximação.
12. Na minha opinião, o livro Cinco Minutos é muito romântico e emocionante. Tem uma linguagem complexa e é muito descritivo.
1. Narrador personagem ( em primeira pessoa). " É uma história curiosa a que lhe vou contar, minha prima."; "Há mais de dois anos, seriam seis horas da tarde, dirigi-me ao Rocio para tomar o ônibus de Andaraí."; " Senti no meu braço o contato suave de um outro braço, que me parecia macio e aveludado como uma folha de rosa"
2. " O céu estava calmo, mas sem estrelas" - Personificação " Tudo isto passou-me pelo pensamento como um sonho..." - Comparação
3. Pessimismo " Não, era impossível! Naturalmente a minha desconhecida tinha fugido antes que eu tivesse tempo de vê-la" , Confessionalismo " Tinha vergonha de mim mesmo; achava-me egoísta,