cilindrod
330 palavras
2 páginas
CILINDROSOs cilindros de laminação são peças inteiriças, fundidas ou forjadas que apresentam uma parte central chamada corpo, a qual executa o esforço direto de deformação. Essa parte pode ser lisa – para laminação de chapas – ou pode apresentar reentrâncias, de modo a permitir reduções ou conformações diferentes no mesmo cilindro. Essas reentrâncias, também chamadas caneluras, possibilitam, por exemplo, pelo emprego de passes sucessivos, a redução paulatina de secção de barras redondas quadradas etc., por intermédio do mesmo par de cilindros ou no mesmo laminador.
Os cilindros de laminação são constituídos das seguintes etapas: a mesa, parte central ou corpo dos cilindros, onde é realizado o contato com o material laminado, durante a deformação do mesmo. Os pescoços,que são as partes do cilindro ligadas ao corpo ou mesa do mesmo e que se destinam a apoiar o cilindro sobre os mancais. Também se destinam a transmitir o movimento de rotação e o torque ao cilindro. E os trevos ou cabeças, que são as partes axialmente externas do cilindro, logo após os pescoços e que se destinam a receber os acoplamentos ou luvas que fazem a ligação com os eixos de acionamento. Figura 1 – Cilindro Liso
CANAIS DE LAMINAÇÃO
Além dos cilindros lisos, existem os cilindros com canais (ver figura 2).São constituídos das seguintes partes: canais,são ranhuras usinadas concentricamente sobre a mesa do cilindro, de acordo com as formas e dimensões próprias determinadas pelo projeto de calibração.
Cordão ou colar são as partes laterais ou de separação que se situam entre os canais, ou entre o ultimo canal e o final da mesa. Luz é a medida da distancia existente entre os cordões superpostos de dois cilindros de laminação.
Figura 2 – Cilindro com canais