Ciencias sociais
Pergunta 1
1. O Renascimento foi um movimento artístico e filosófico vivido pela Europa no século XVI. Foi o ambiente no qual Maquiavel escreveu “O Príncipe”, considerada obra fundamental para a análise das relações políticas no mundo moderno. “Não há outro meio de guardar-se da adulação, a não ser fazendo com que os homens entendam que não te ofendem dizendo a verdade; mas quando todos podem dizer te a verdade, passam a faltar-te com a reverência.” (“O Príncipe”, Maquiavel) A autoridade política do governante é vista por Maquiavel como:
a.
As formas do poder político variam conforme sejam exercidas por representantes do povo ou por membros da aristocracia.
b.
É necessário e vantajoso que tanto o príncipe como o súdito exerçam alternadamente a autoridade do governante.
c.
Tanto o governante como o governado, para bem compreenderem o exercício do poder, devem se restringir a seus respectivos papéis.
d.
O poder político deve ser analisado tanto do ponto de vista de quem o exerce quanto do de quem a ele está submetido.
e.
Um pensador, ao contrário do que ocorre com um cartógrafo, não precisa mudar de perspectiva para situar posições complementares.
0,5 pontos
Pergunta 2
1. As consequências da rápida industrialização e urbanização levadas a cabo pelo sistema capitalista na Inglaterra foram tão visíveis quanto trágicas: aumento assustador da prostituição, do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, da violência, de surtos de epidemia de tifo e cólera que dizimaram parte da população. A partir do texto anterior, podemos afirmar que esse fenômeno favoreceu o surgimento:
a.
Da burguesia assalariada.
b.
Do operariado urbano.
c.
De servos voluntários.
d.
Do campesinato.
e.
Da elite política.
0,5 pontos
Pergunta 3
1. “A sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial. Boa parte de seus temas de análise e de reflexão foi