CIENCIAS SOCIAIS
Aluno: Luiz Ribeiro de Azevedo Neto CPD: 14376
Curso: Engenharia Civil Turma: 670302 Data: 26/09/13
Disciplina: Ciências Sociais
ATIVIDADE AVALIATIVA 1
1- A filosofia surge quando a explicação da realidade universal dada pelos mitos já não satisfaz a alguns pensadores gregos. Estes começam a fazer perguntas e buscar respostas, mostrando que o mundo e os seres humanos podem ser conhecidos pela razão humana. Discorra sobre esta afirmativa e contextualize o surgimento da Filosofia como ciência.
Nessa constante busca pelo conhecimento os pensadores tomaram conhecimento de leis universais da natureza que através do pensamento humano todos podiam conhecer, concluindo que através da razão humana o mundo e os seres humanos podem ser conhecidos e que esses conhecimentos podem ser transmitidos. Nesse contexto surge a Filosofia, entendida como aspiração ao conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, da origem e causas do mundo e de suas transformações, da origem e causas das ações humanas e do próprio pensamento. Nesse contexto a Filosofia pode ser entendida como uma ciência, conhecida como a primeira – da qual todas as outras tiveram origem – com métodos sistemáticos de obter conhecimento.
2- Kant foi considerado o maior filósofo do iluminismo e Descartes o fundador da filosofia moderna, qual a importância de ambos para a fundamentação do surgimento da filosofia como ciência?
Para Kant, o correto é que o conhecimento deveria vir de critérios universais, da mesma forma que a experiência sensível. Ele acredita que para haver conhecimento é necessário, tanto a experiência quanto a razão. Para ele não existe conhecimento se não houver experiência e razão. Ele defendia que todo conhecimento tem sua origem da experiência, mas antes que a experiência aconteça, a razão precisa estar em condições para dar-lhe sentido.
Descartes é considerado o criador do racionalismo moderno,principalmente por