Ciencias Sociais - prova
Cursos: Jornalismo e Letras
Unip-Câmpus-Marquês
Prof. Fernando Pachi
1º. Semestre
09/04/2014
1) Explique por que os antropólogos estão convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais. (Valor 1,0)
Porque, segundo Felix Keesing, "não existe correlação significativa entre a distribuição dos caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais. Qualquer criança humana normal pode ser educada em qualquer cultura, se for colocada desde o início em situação conveniente de aprendizado.” Por essa linha de pensamento, o conceito de “determinismo biológico” foi desconstruído ao longo do tempo.
2) É comum ouvir que ´os brasileiros herdaram a preguiça dos negros, a imprevidência dos índios e a luxúria dos portugueses´(LARAIA, 1997). Como esta afirmação pode ser contestada? (Valor 1,0)
A ciência não confirma a teoria de que as diferenças hereditárias sejam um fator de importância primordial entre as diferenças manifestadas entre diversas culturas, mas sim que tais diferenças se explicam pela história cultural de cada grupo. Além disso, é comprovado que os níveis de aptidões mentais são praticamente os mesmos em todos os grupos étnicos. Também é preciso observar que cada país tem suas diferenças regionais.
3) Explique a seguinte afirmação: ´a cultura age seletivamente e não casualmente, sobre seu meio ambiente, explorando determinadas possibilidades e limites ao desenvolvimento, para o qual as forças decisivas estão na própria cultura e na história da cultura.´ (LARAIA, 1997, p. 24). (Valor 1,0)
Segundo Laraia, “não é possível admitir a ideia do determinismo geográfico, ou seja, a admissão da ‘ação mecânica das forças naturais sobre uma humanidade puramente receptiva’. (…) As diferenças existentes entre os homens, portanto, não podem ser explicadas em termos das limitações que lhes são impostas pelo seu aparato biológico ou pelo seu ambiente.
4) Em que medida é possível afirmar que o