Ciencias politicas - tarefa 01
1. Estabeleça a diferença entre ciência política e teoria do Estado.
É importante saber diferenciá-las, para que possamos nortear nossos estudos sabendo que a Ciência Política se relaciona a um estudo mais amplo, sobre a política em si e suas vertentes e a Teoria Geral Do Estado estuda tudo dentro dos limites do Estado. A Teoria Geral do Estado tem como base de estudo o Estado como um todo, partindo de seus aspectos jurídicos e não-jurídicos, com o objetivo de melhorá-lo. Já a Ciência Política abrange a Teoria Geral, porém, essa visa também participar do poder do Estado, influenciando-o e não considera os aspectos juridicos como na Teoria e também visa estudar a organização política, seus elementos e comportamentos. É o estudo de sistemas, organizações e processos políticos.
2. Mostre de forma clara e sucinta as principais diferenças existentes entre o pensamento liberal e o pensamento marxista.
Para os liberais a vida em sociedade não é natural. É como se ela nascesse somente pela necessidade de se superar uma hipótese de um estado de guerra generalizada de todos contra todos ou seja uma situação de extrema insegurança. Essa vida em sociedade seria regida nos termos do contrato social, o qual seria o instrumento de apoio das relações entre o Estado e os cidadãos. Nesse sentido, deveria respeitar o direito natural como única fonte legitima do direito civil, ou seja, todos os homens seriam tratados em pé de igualdade perante a lei e o Estado já que não há diferença entre os indivíduos na natureza. Logo, o “domínio” do estado sobre os cidadãos seria legal já que haveria um contrato social. É como se os cidadão perdessem parte de sua liberdade em troca de segurança e proteção. Já os marxistas vêm de forma diferente a dominação do Estado sobre a sociedade. Para Marx, apenas no comunismo primitivo haveria relação de igualdade dos homens em face dos bens produzidos. Porém, a partir do momento que a