ciencias fácil ou difícil?
Professora Mari Inez
INTRODUÇÃO
O autor inicia explicando que estudar metodologia e prática de ensino de ciências não é fácil. E isso acontece tanto no ensino médio como nos cursos de graduação de pedagogia ou de professores de ciências. E esclarece que o livro resultou na intenção de contribuir, relatando aos professores propostas que unam a formação teórica à prática, a partir de um exercício dialógico.
Bizzo comenta que
Há cerca de quarenta anos, o cientista e professore Oswaldo Frota-Pessoa escrevia um livro discutindo as dificuldades do ensino de ciências nas escolas brasileiras, no qual é possível perceber, desde as primeiras linhas, um quadro semelhante ao que encontramos hoje em dia. Essas dificuldades configuram até mesmo uma verdadeira cultura do fracasso escolar na área de ciências (p.10)
Uma questão que permeia o aprendizado desta disciplina diz respeito aos conceitos, afirmações ou formulas científicas que são consideradas pelos alunos e grande parte dos professores como verdades absolutas. Outra questão é que estes nem sempre são compreendidos plenamente. O autor considera que muitas vezes as afirmações que constam nos livros didáticos tem a intenção de serem transmitidas da forma mais simples possível, mas justamente por esse motivo não são compreendidas, visto que são sínteses de várias explicações não podem ser compreendidas isoladamente.
Algumas vezes, para tentar simplificá-las, os materiais didáticos acabam por distorcer os conteúdos científicos, dando algumas vezes a impressão que podem se facilmente compreensíveis e outras aumentando as dificuldades de professores e alunos (p.10)
O autor cita um exemplo clássico em relação a isso, pois é comum ao se explicar as estações do ano, relacionar as temperaturas a proximidade entre o Sol e a Terra, dizendo aos alunos que o movimento de translação faz com que em algumas épocas do ano o planeta está próximo ao sol e