Ciencias contabeis
Uma empresa é um sistema que aumenta os recursos nela investidos. Os recursos têm um valor econômico e, portanto, os resultados esperados em relação às atividades exercidas devem ser expressos em valores.
O sistema de orçamentos é um instrumento de planejamento e controle de resultados econômicos e financeiros. É um modelo de mensuração que avalia e demonstra, por meio de projeções, os desempenhos econômicos e financeiros da empresa, bem como das unidades que a compõem, tendo como resultado final a projeção de sua Demonstração de Resultado e Balanço Patrimonial.
Os orçamentos expressam, quantitativamente, as políticas de compras, produção, vendas, recursos humanos, gastos gerais, qualidade e tecnologia. Os responsáveis pelas unidades que compõem a empresa devem implementá-los de acordo com os planos de ação e acompanhá-los com base em sistema de informações gerenciais adequadamente estruturado.
Orçamento de Produção
O orçamento de produção é para demonstrar a necessidade dos produtos e serviços básicos da organização. Com este orçamento a empresa estabelece políticas de níveis de produção desejáveis, utilização da capacidade de produção e níveis de estoque.
Orçamento de Mão-de-Obra Direta
O orçamento de mão-de-obra direta possibilita o fornecimento de dados para o planejamento da quantidade necessária de mão-de-obra direta, determinando o número de empregados exigidos bem como a estimativa do custo unitário de cada produto.
Orçamento de Vendas
A finalidade do Orçamento de Vendas é determinar a quantidade e o valor total dos produtos a vender, bem como calcular os impostos, a partir de projeções de vendas elaboradas pelas unidades de vendas e/ou executivos e especialistas em marketing.
Características do orçamento de vendas:
• É um plano de vendas futuras para um determinado período de tempo;
• Análise dos fatores internos e externos;
• A estratégia empresarial referente às vendas só pode ser