ciencias contabeis
Nome dado às instituições financeiras que operam com mais de um tipo de carteira. De acordo com as regulamentações do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do Banco Central, a designação de banco múltiplo cabe aos bancos com pelo menos duas das seguintes carteiras, uma delas devendo ser necessariamente comercial ou de investimento: (i) carteira comercial; (ii) de investimento (ou de desenvolvimento, no caso de banco público); (iii) de crédito imobiliário; (iv) de crédito, financiamento e investimento; (v) de arrendamento mercantil.
É instituição financeira privada ou pública que realiza as operações ativas, passivas e acessórias das diversas instituições financeiras, por intermédio das seguintes carteiras: comercial, de investimento e/ou de desenvolvimento, de crédito imobiliário, de arrendamento mercantil e de crédito, financiamento e investimento. essas operações estão sujeitas às mesmas normas legais e regulamentares aplicáveis às instituições singulares correspondentes às suas carteiras. a carteira de desenvolvimento somente poderá ser operada por banco público. o banco múltiplo deve ser constituído com, no mínimo, duas carteiras, sendo uma delas, obrigatoriamente, comercial ou de investimento, e ser organizado sob a forma de sociedade anônima. na sua denominação social deve constar a expressão "banco".
Bancos comerciais
Um banco comercial é um banco que trabalha com atendimento ao público e que tem produtos como conta corrente, cheque especial, cartão de crédito, realização de investimentos, empréstimos e financiamentos, seguros e previdência privada.
Um banco comercial geralmente tem diversas filiais (agências), com funcionários para atendimento dessas demandas, além de ter caixas para recebimento de contas, depósitos e realização de saques.
Uma das finalidades do banco comercial é o lucro, ou seja, se você é um correntista que tem um bom saldo em investimentos no banco, ou por outro lado, usa o cheque especial, empréstimo e cartão