ciencias contabeis
Muitas são as formas de definir os conceitos que citaremos hoje. Estamos adotando, então, a ideia de ativo e passivo apresentada por Robert Kiyosaki, inicialmente em Pai Rico, Pai Pobre, posteriormente popularizada nas diversas obras de sua franquia, bem como em artigos de outros consultores financeiros.
Em sua obra, Kiyosaki divide em quatro grupos todos os principais fatores financeiros que irão determinar a saúde do bolso da pessoa ou família: renda, despesas, ativos e passivos.
Falando rapidamente, a renda trata-se da soma de todas as fontes de renda que a pessoa ou família possui, determinando assim a quantidade de dinheiro que a mesma terá disponível – o salário, por exemplo, é uma fonte de renda. Já as despesas são as contas que teremos que pagar, custos que precisamos assumir em nossas vidas, ou seja, é por onde geralmente o dinheiro sai – contas de energia elétrica, aluguel, telefone ou água, compras de supermercado e mensalidades da escola dos filhos são alguns exemplos de despesas.
Para fechar essa definição agora, só precisamos compreender o que são os ativos e passivos e o papel deles nessa conta.
Definição de ativo
Um ativo é tudo aquilo que pode ser adquirido ou criado e que lhe renderá ganhos, desta forma, podendo-se transformar em uma fonte de renda. Sendo assim, um ativo contribuirá para aumentar o seu poder aquisitivo, ou para aumentar a sua independência financeira, se assim preferir dizer.
Bons ativos são aqueles que conseguem-lhe um bom dinheiro com o menor esforço possível. Há ativos que geram ganhos somente uma vez, geralmente num ato de venda (ganhos de capital) e ativos que geram ganhos periodicamente (fluxo de caixa), mas não precisamos nos preocupar hoje com estes dois outros conceitos, já que falaremos exclusivamente disso no próximo artigo.
Muitos são os exemplos de ativos:
•Uma casa, apartamento ou outro tipo de