Ciencias contabeis
Os pontos positivos que podemos identificar como iguais para PF e PJ:
ATIVOS:
Direitos – valores (dinheiro) a receber, não há diferença do conceito de “DIREITO” entre PF’s e PJ’s , a não ser o valor em questão, é claro que o que um organização recebe por serviço prestado é bem maior que o que uma pessoa recebe pelo salario por exemplo, o fluxo financeiro é a única diferença entre os dois.
Bens – Os bens são tudo aquilo que pertence e satisfazem as necessidades de uma empresa/PF. Classificamos os bens em dois aspectos:
BENS TANGIVEIS: Se o bem tiver forma física, (for palpável) como por exemplo os imóveis , móveis e utensílios, veículos, etc.
BENS INTANGIVEIS: bens não constituídos em matéria, como marcas, logos, e patentes de produtos.
O único bem que a PJ e PF tem em comum são os bens tangíveis, os intangíveis são específicos para empresas.
Os pontos negativos:
Podemos considerar pontos negativos, tudo aquilo você compra sem nenhuma necessidade ou utilidade, compras supérfluas ou, comprar algo que o valor é muito maior do que você pode pagar, isso gera resultados negativos, compras sem nenhum investimento.
A partir do momento que suas compras são de necessidade para a PJ e PF, não são encaradas com resultados negativos, e sim como resultado de investimento.
A diferença da PJ e PF é o valor dos bens, direitos e obrigações de um para o outro, claro que o fluxo financeiro de uma empresa é muito maior do que o fluxo financeiro de um PF, podemos definir como iguais todos os pontos positivos e negativos da PF para PJ, porém o valor é o que difere uma da outra, exemplo:
O galpão onde a empresa é instituída é alugada, paga-se R$ 300.000,00 por mês no aluguel do