ciencia da computaçao
A memória principal, ou Memória de referência, é onde normalmente devem estar armazenados os programas e dados a serem manipulados pelo processador.
Memória cache divide-se em:
Level 1 (nível 1): diretamente dentro da cpu e extremamente pequena (2KB ~ 64 KB)
Level 2 (nível 2): localizado em um local a parte, pode estar dentro do encapsulamento do processador, seu tamanho varia entre 256KB e 2MB.
Level 3 (nível 3): a partir de 2004, uma cache entre 2 e 256MB.
Espaço de armazenamento que tenta “prever” os dados solicitados
Quando um dado é solicitado pelo processador, um bloco é deslocado pra Cache
Uma nova requisição é solicitado ao Cache
Caso encontre: acerto de cache
Caso nâo: falha de cache
Endereço de armazenamento
Memorias
O módulo de memória é uma pequena placa de circuito, na qual existem vários chips de memória. Cada um desses chips pode armazenar milhões de informações. Na memória ficam os programas que o processador vai executar. Quando ligamos o PC, a memória está vazia. A seguir vem o processo de boot, que é o carregamento do sistema operacional (ex: Windows) na memória. Depois disso outros programas podem ser copiados do disco rígido para a memória e executados pelo processador.
Historia
Foi em algum ponto na década de 50 que surgiram as primeiras ideias de criar uma Memória de Acesso Aleatório (RAM). Porem foi em 1966, ano marcado pela criação da memória DRAM (invenção do Dr. Robert Dennard) e pelo lançamento de uma calculadora Toshiba que já armazenava dados temporariamente.
Tipos de memoria
Existem 4 tipos de memórias são elas:
Memória RAM
É uma memória de acesso aleatório, é um tipo de memória que permite a leitura e escrita. O termo acesso aleatório significa que ela pode ser acessada a qualquer posição (endereço de memória), em qualquer momento. Por ser uma memória volátil, necessitamos de discos