Ciclos biogeoquímicos
BIO - Porque os organismos vivos interagem no processo de síntese orgânica e decomposição dos elementos
GEO - Porque o meio terrestre é a fonte dos elementos
QUIMICO - Porque são ciclos de elementos químicos
Ciclo hidrológico
Os oceanos constituem a principal fonte de água; a energia radiante provoca evaporação da água para a atmosfera, os ventos a distribuem para toda a superfície do globo e a precipitação a devolve para a Terra, onde ela pode ser armazenada temporariamente nos solos, lagos e banquisas (icefields). A água perdida no continente, por evaporação e transpiração ou como fluxo líquido pelos canais dos cursos d’água ou pelos aquíferos subterrâneos, retorna finalmente para os oceanos.Os principais compartimentos de água correspondem aos oceanos (97,3% do total da biosfera), ao gelo das calotas polares e glaciais (2,06%), água subterrânea de profundidade (0,67%) e aos rios e lagos (0,01%).A proporção em transito a qualquer momento é muito pequena – a água que drena através do solo, que flui o longo dos rios, bem como a que está presente como nuvens e vapor na atmosfera representa cerca de 0,08% do total.
No entanto, essa pequena porcentagem desempenha um papel decisivo, tanto para suprir os requisitos para sobrevivência dos organismos vivos e para produtividade da comunidade como pelo transporte pela água de muitos nutrientes químicos.
O ciclo biológico prosseguiria com ou sem a presença da biota. Entretanto, a vegetação terrícola pode modificar significativamente os fluxos que nele ocorre. As plantas vivem entre dois fluxos opostos de água em movimento. Em um deles, a água é transportada dentro da planta (indo do solo para as raízes), chega até o caule e sai pelas folhas pela transpiração. No outro, ela é depositada sobre o dossel como precipitação; a partir dele, ela pode evaporar ou gotejar pelas folhas ou descer pelos caules até o solo.
Na ausência de vegetação, parte da água incidente evaporaria na superfície