ciclo frinanceiro

1849 palavras 8 páginas
Ciclo Operacional
Compreende o período entre a data da compra até o recebimento de cliente. Caso a empresa trabalhe somente com vendas á vista, o ciclo operacional tem o mesmo valor do ciclo econômico.
Fórmula:
Ciclo Operacional = Ciclo Econômico + Prazo Médio de Contas a Receber (PMCR) Ciclo Financeiro
Também conhecido como Ciclo de caixa é o tempo entre o pagamento a fornecedores e o recebimento das vendas. Quanto maior o poder de negociação da empresa com fornecedores, menor o ciclo financeiro.
Fórmula:
Ciclo Financeiro = Ciclo Operacional - Prazo Médio de Pagamento a Fornecedores (PMPF) Capital de Giro

Montante de recursos de uma empresa necessário para gerenciar suas atividades, no curto prazo. Ou seja, utilizar os recursos para comprar, estocar por um período, vender, receber e voltar o dinheiro para a empresa (chamado Ciclo Operacional). Logo, o mesmo Capital de Giro fará esse ciclo, de tempos em tempos, considerando o número de dias que dure o Ciclo Operacional. Cabe ressaltar que, se as mercadorias demorarem muito para serem vendidas, ou, se o cliente não pagar, a necessidade do Capital de Giro da empresa irá aumentar, provocando transtornos na sua rotina financeira.

Como Administrar o Capital de Giro
1- Calcule o ciclo do negócio da seguinte maneira: prazo médio dado aos clientes + tempo de manufatura (no caso de indústria) + período médio em que as mercadorias ficam em estoque - prazo médio de pagamento aos fornecedores.
2- Apure as necessidades de capital de giro durante esse ciclo, da seguinte forma: despesas mensais/número de dias no mês X ciclo do negócio.
3- Faça uma estimativa do capital de giro com folga, se possível para o próximos seis meses. Leve em conta que, no início das atividades, a empresa ainda terá caixa negativo.
4- Reinvista parte do lucro obtido, pelo menos um terço, na composição do capital de giro. Esse recurso vai permitir à empresa crescer nos períodos favoráveis ou se proteger na época de

Relacionados