Ciclo do cálcio
Em qualquer ciclo biogeoquímico existe a retirada do elemento ou substância de sua fonte, sua utilização por seres vivos e posterior devolução para a sua fonte.
Ciclo do Cálcio
Com exceção do oxigênio, do carbono, do hidrogênio e do oxigênio, todos os demais elementos que fazem parte dos componentes bióticos são encontrados na crosta rochosa da Terra (litosfera) ou dissolvidos na água (hidrosfera). Como todos seguem ciclos semelhantes, consideremos o cálcio como exemplo.
Os sais de cálcio são usados por animais para a formação de esqueletos, como ossos de peixes, conchas de moluscos, carapaças de foraminíferos e envoltório de corais. Esses se acumulam no fundo dos mares, lagos e rios. Depois de milhões de anos, podem vir a construir rochas calcárias continentais, se ocorrer uma elevação do terreno. Seus compostos de cálcio, quando novamente dissolvidos pelas águas das chuvas, voltam para os oceanos. O cálcio, quando está em solução, pode ser incorporado pelas raízes e vir a fazer parte de vegetais e mais tarde de consumidores e, por fim, retornar ao solo através da ação dos decompositores.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quinto elemento mais abundante da Terra, o cálcio é um metal de baixa dureza, prateado, que reage facilmente com a água e o oxigênio do ar e nunca foi encontrado isoladamente na natureza, e sim, sempre combinado constituindo, por exemplo, rochas, calcários, mármore, gipso, fluorita e apatita.
O ciclo do cálcio se inicia com o intemperismo das rochas calcáricas, um