Ciclo de vida do habib's
O restaurante de comida típica Árabe "nasceu" na cidade de São Paulo. O crescimento da rede Habib's se confunde com a história do seu fundador, Antônio Alberto Saraiva, um empresário luso-brasileiro nascido em Portugal e que dividia com os pais o sonho de ser médico. Antônio Alberto Saraiva, médico por formação, mas empreendedor por vocação, acreditou em uma ideia e construiu um império a partir de poucos recursos. Para sobreviver a família abriu uma padaria na Rua Visconde de Parnaíba, no Brás, bairro da zona leste. Após a perda de seu pai em um assalto ao estabelecimento comercial, mal sabia aquele moço que, ironicamente, ali começava sua historia de sucesso. “Por uma situação de necessidade, e não por experiência anterior, tive de tocar o negócio, que era a nossa única fonte de renda.”
A prosperidade não veio por acaso. Em Saraiva o talento para os negócios é inato. Como a região dispunha de várias padarias, ele logo percebeu que a saída era oferer algo especial, forma de promoções, a fim de atrair os clientes, e, ao mesmo tempo, buscar a redução dos custos. Assumir a padaria foi sua primeira investida no ramo alimentício, partindo depois para churrascaria, pizzaria e pastelaria, sempre de casa cheia. Saraiva optou por tirar aproveito do enorme tino comercial e, literalmente, colocar a mão na massa. Aprendeu e aperfeiçoou todas as receitas dos produtos vendidos em seus estabelecimentos. “Na padaria, aprendi que eu precisava saber fazer pão para ter bons padeiros.”
Um dia Saraiva conheceu um dos melhores cozinheiros árabes de São Paulo, Paulo Abud, especialista em esfihas e kibes, que lhe ensinaria a culinária que era restrita à comunidade e à classe média alta que freqüentava os restaurantes especializados típico daquele país do Oriente Médio. Muito cedo, conversando, os dois perceberam que os restaurantes especializados nesse tipo de comida eram poucos e caros. “Ali é que decidi tentar um fast-food de comida árabe e preços acessíveis.” O