ciclo de rankine
O projeto de pesquisa apresentado na Disciplina máquina térmicas, do Curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Anhanguera de Anápolis.
Anápolis, 18 de novembro de 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVOS
3. PROCESSOS QUE COMPÕE O CICLO DE RANKINE
3.1. CICLO DE RANKINE
3.2. PROCESSO DO CICLO DE RANKINE
3.3. CICLO DE RANKINE CONVENCIONAL
3.4. CICLO DE RANKINE ORGÂNICO
3.5. CICLO DE RANKINE IDEAL COM AQUECIMENTO
3.6. CICLO DE RANKINE REGENERATIVO
4. GERAÇÃO DE ENERGIA
5. CONCLUSÃO
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. INTRODUÇÃO O Ciclo Rankine é um ciclo termodinâmico, onde se obtém sua máxima eficiência através de um Ciclo de Carnot, tem como objetivo demonstrar os diferentes tipos de Ciclo Rankine existentes, a finalidade e importância de cada ciclo na termodinâmica. 2. OBJETIVOS O objetivo é alcançar o entendimento a Ciclo Rankine em função da sua aplicação, caracterizando seus resultados e desenvolvimento ao longo das etapas, entendendo assim a necessidade deste processo, identificando as etapas e analisando os resultados. 3. PROCESSO DO CICLO DE RAKINE
3.1 – Ciclo de Rankine:
O ciclo de Rankine convencional é um ciclo termodinâmico que utiliza água como fluido de trabalho. As usinas sucroalcooleiras e de ciclo combinado as quais utilizam calor e eletricidade. Os principais componentes que compõem este ciclo são: (i) bomba, (ii) evaporador, (iii) turbina e (iv) condensador. 3.2 – Processo do Ciclo de Rankine:
A água é bombeada de uma pressão baixa para uma pressão alta utilizando-se uma bomba. A água pressurizada entra no economizador e no evaporador, onde é aquecida até se tornar vapor superaquecido. O vapor superaquecido expande através de uma turbina para gerar trabalho de rotação. Por fim, o vapor entra no condensador, onde é resfriado até a condição de líquido saturado.