Ciclo de desenvolvimento de software
O ciclo de desenvolvimento de software consiste de todos os passos/estágios do software desde sua concepção até sua implantação. Existem vários tipos de modelos de ciclos de desenvolvimento de software(Agile, Waterfall, etc) e você escolher qualquer um desses tipos de acordo com a sua necessidade.
Abaixo segue algumas fases que são comuns a todos os tipos de modelos. Vamos ver uma visão geral de cada um deles antes de nos aprofundarmos no assunto:
Levantamento e análise de requisitos: essa é a primeira fase de qualquer modelo de ciclo de desenvolvimento de software. Essa fase é basicamente a fase de brainstorming e frequentemente consiste de sub-estágios como a Análise de viabilidade para verificar o quanto da idéia inicial pode ser posta em prática.
Se um software em particular precisa ser modificado, o problema inerente a esse software é resolvido junto com a procura de maneiras para resolvê-lo. Se um novo software irá ser desenvolvido, então cada minuto gasto com o projeto é com essa busca. Isso implica que esse estágio envolverá o máximo de pesquisa e entradas tanto da companhia que está desenvolvendo o sistema quanto do cliente.
Análise do sistema: Essa é a segunda fase do ciclo de desenvolvimento de software, onde todo o sistema é definido em detalhes. De fato, é nesse estágio onde uma planta detalhada dos vários processos do software é desenvolvida. Se necessário, o sistema pode ser dividido em partes menores de forma a tornar mais fácil seu gerenciamento pelos desenvolvedores, projetistas, testadores, gerentes de projeto e outros profissionais que irão trabalhar no projeto nas fases seguintes.
Codificação: Como o nome indica, nesse estágio o software é codificado com precisão. Um time de programadores é designada pela empresa para trabalhar no software. Com bastante frequência, o trabalho é subdividido em uma sub-fase chamada Alocação de tarefas, onde cada desenvolvedor recebe uma parte do trabalho dependendo de