CICLO DA ÁGUA
ALAN GUILHERME ZAMBONI
BRUNO GONÇALVES
DIEGO HENRIQUE SIMÃO
CICLO HIDROLÓGICO
“A água na natureza e seu ciclo.”
BEBEDOURO- SP, 2013.
ALAN GUILHERME ZAMBONI
BRUNO GONÇALVES
DIEGO HENRIQUE SIMÃO
CICLO HIDROLÓGICO
“A água na natureza e seu ciclo”
Docente: ÂNGELA MARIA M. DO PRADO
BEBEDOURO- SP, 2013.
RESUMO
Podemos resumir o ciclo hidrológico por meio dos seguintes processos:
Detenção: parte da precipitação fica retida na vegetação, depressões do terreno e construções. Essa massa de água retorna à atmosfera pela ação da evaporação ou penetra no solo pela infiltração.
Escoamento Superficial: constituído pela água que escoa pelo solo, fluindo para locais de altitudes inferiores, ate atingir um corpo d’água como um rio, lago ou oceano. A água que compõe o escoamento superficial pode também sofrer infiltração para as camadas superiores do solo, ficar retida ou sofrer evaporação.
Infiltração: a água infiltrada pode sofrer evaporação, ser utilizada pela vegetação, escoar ao longo da camada superior do solo ou alimentar o lençol de água subterrânea.
Escoamento Subterrâneo: constituído por parte da água infiltrada na camada superior do solo, sendo bem mais lento que o escoamento superficial. Parte desse escoamento alimenta os rios e os lagos, além de ser responsável pela manutenção desses corpos durante épocas de estiagem.
Evapotranspiração: parte da água existente no solo que é utilizada pela vegetação e é eliminada pelas folhas na forma de vapor.
Evaporação: em qualquer das fases descritas anteriormente, a água pode voltar à atmosfera na forma de vapor, reiniciando o ciclo hidrológico.
Precipitação: água que cai sobre o solo ou sobre um corpo d’água. Nesse ciclo, o desmatamento e a impermeabilização do solo (devido à pavimentação) causados pelo homem, aceleram a evaporação e