ciclo biogeoquimico do nitrogenio
•Ana Beatriz Fidelix •Tayná Andrade •João Victor •Murilo Rocha •João Pedro Vasconcelos
O ciclo do nitrogênio acontece de forma gasosa, e apesar de ser bem semelhante ao do carbono, tem algumas diferenças bem peculiares, como por exemplo:
A concentração na atmosfera.
Os organismos que o utilizam na forma gasosa
O envolvimento biológico
Nitrogênio e os seres vivos
Grande parte do nitrogênio presente nos seres vivos não é retirado diretamente da atmosfera, e sim, através de sua alimentação, uma vez que os nitratos(NO3-) é um dos principais nutrientes para os seres produtores.
Os nitratos são formados a partir da decomposição de matéria orgânica, onde o nitrogênio é quebrado em um composto de matérias orgânicas e inorgânicas por um grupo de bactérias. Os nitratos também podem ser obtidos através de bactérias fixadoras e descargas elétricas na atmosfera.
Como o ciclo ocorre?
O ciclo do nitrogênio ocorre através de quatro mecanismos importantes:
Fixação:Feita pelos chamados organismos.Depois de fixado o nitrogênio é dissolvido na água do solo ficando disponível na forma de nitratos.A planta então utiliza o nitrato e transformam em moléculas orgânicas nitrogenadas.
Amonificação:Feito
por bactérias decompositoras que retiram o nitrogênio dos consumidores e de seus detritos, produzindo gás amônia(NH3) e sais de amônia(NH4+).
Nitrificação:Feito
por bactérias quimiossintetizantes chamadas “nitrobacter”, que transformam o nitrito(NO2-) produzido com a amônia, em nitrato(NO3-).Esse processo é aeróbio. Desnitrificação:Feito pelas pseudomonas, esse processo leva
ao retorno do nitrogênio gasoso e é feito de forma anaeróbia.
Ciclo do nitrogênio