Ci Ncias Ci Ntificas
Ciências
A Revolução das Ciências Físicas
Índice
Ciências Físicas
Positivismo
Progressos (Ciências Físicas)
Albert Einstein
Introdução
Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina de História e o tema é as Ciências Físicas. Deste modo, podemos falar um pouco sobre essa época, começando por referir quais os ideais científicos na Época do Renascimento e como as ciências físicas evoluíram.
Explicaremos também o que era o positivismo. Vamos referir algumas descobertas científicas do século XX e ainda falaremos um pouco sobre Albert Einstein. Esperemos que gostem!
Ciências Físicas
No início do século XX, o conhecimento científico sofreu profundas alterações, devido às novas descobertas que questionaram a ideia, admitida pelos positivistas do século anterior, de que a ciência conseguia explicar todos os problemas. As novas teorias concluíram que os princípios e as leis não são iguais para todos os domínios da ciência e que o conhecimento não possui valor absoluto. Então, o
Homem aceitou que era impossível «saber tudo sobre quase tudo»
(ideais do Renasciment0), pretendendo assim »saber tudo sobre quase nada», ou seja especializar-se num pequeno campo científico e dominá-lo em profundidade.
As ciências físicas abrangem: A Biologia
A Física
A Química
A Medicina
Positivismo
O Positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no século XIX e expandiu-se pela Europa na segunda metade desse século. Os principais idealizadores do positivismo foram Auguste
Comte e John Stuart Mill.
Os positivistas defendem a ciência é a única forma de conhecimento verdadeira. De acordo com os positivistas, apenas se pode afirmar que uma teoria é correta se for confirmada através de procedimentos científicos válidos. Para eles, a humanidade só consegue progredir devido aos avanços científicos.
O Positivismo teve grande influência na literatura.
Auguste Comte
John Stuart Mill
Progressos (Ciências
Físicas)
As ciências físicas