Chipset
Conceito de Circuito Integrado.
Um circuito integrado é um dispositivo microeletrônico que consiste de muitos transístores e outros componentes interligados capazes de desempenhar muitas funções.
Suas dimensões são extremamente reduzidas, os componentes são formados em pastilhas de material semicondutor.
No circuito integrado completo ficam presentes os transístores, condutores de interligação, componentes de polarização, e as camadas e regiões isolantes ou condutoras obedecendo ao seu projeto de arquitetura.
No processo de formação do chip, é fundamental que todos os componentes sejam implantados nas regiões apropriadas da pastilha.
É necessário que a isolação seja perfeita, quando for o caso. Isto é obtido por um processo chamado difusão, que se dá entre os componentes formados e as camadas com o material dopado com fósforo, e separadas por um material dopado com boro, e assim por diante.
Após sucessivas interconexões, por boro e fósforo, os componentes formados ainda são interconectados externamente por uma camada extremamente fina de alumínio, depositada sobre a superfície e isolada por uma camada de dióxido de silício.
Chipset:
Um chipset é um grupo de circuitos integrados ou chips, que são projetados para trabalhar em conjunto e que são geralmente comercializados como um produto único.
Set significa “conjunto”, daí o seu nome.
Pertence à categoria de circuitos VLSI (Very Large Scale of Integration) ou seja, no seu interior existem centenas de milhares de transistores.
É um dos principais fatores de bom desempenho de um PC, ficando atrás somente do processador e das memórias.
Deve*se escolher placas de CPU com o chipset adequado.
Há vários fabricantes no mercado como Intel, AMD, Via, Ali, Sis, etc.
As diferenças entre um fabricante e outro se referem a qualidade e tecnologia empregada no chip.
O chipset é um dos principais componentes lógicos de uma placa*mãe.
A maioria dos Chipsets é