china
A China é o maior país do mundo em extensão territorial, depois da Rússia e Canadá. Sua superfície territorial é de 9 milhões e 600 mil quilômetros quadrados, representando 1/15 da superfície terrestre total do globo e 1/4 do Continente Asiático, ou o equivalente à superfície total de mais de 30 países europeus. Conforme a "Convenção das Leis Marítimas da ONU" e a proposta chinesa, o País administra mares com uma superfície total de três milhões de quilômetros quadrados.
A China situa-se no hemisfério norte. Todo o território (incluindo mares e ilhas) fica ao norte da linha equatorial. Em termos da latitude, seu território geográfico começa nos recifes Zengmu, no extremo sul da província de Hainan ( 3 graus e 58 minutos da latitude norte) e termina na linha mediana do Rio Heilongjiang ( 53 graus e 31 minutos e 10 segundos da latitude norte), distantes entre si aproximadamente 5.500 km. Em termos da longitude, o extremo ocidental, encontra-se no Planalto do Pamir (73 graus e 22 minutos e 30 segundos da longitude leste) ao oeste do Distrito Wuqia (Ulugqat) da Região Autónoma da Nacionalidade Uigor de Xinjinag e o extremo oriental na confluência dos rios Heilongjiang e Wusulijiang (135 graus, 2 minutos e 30 segundos da longitude leste), cerca de 5.200 km de distância.
A linha costeira do continente chinês tem mais de 1.800 km de extensão, tem mais de 6.000 ilhas grandes e pequenas com uma superfície total de 80 mil quilômetros quadrados espalham-se nas extensas águas marítimas. A China é atualmente o país que mais cresce no mundo, por essa razão tem se destacado no cenário geopolítico mundial.
O país tem exercido grande influência política, militar e econômica no cenário regional e internacional graças a fatores determinantes, como grande extensão de seu território (ocupa o terceiro lugar em dimensão), elevadíssimo número de habitantes (cerca de 1,3 bilhão, o mais populoso do mundo) e dinamismo de sua economia (atualmente é a economia que apresenta