China
A principal característica da culinária chinesa é o contraste das cores, aromas e sabores de cada prato, além das exóticas iguarias, como carne de cachorro e escorpiões.
A China possui uma das mais exóticas e conhecidas culinárias de todo o mundo. Na maioria das grandes e médias cidades do planeta, é possível encontrarmos algum restaurante chinês, mesmo que seja uma comida rápida. A principal característica da culinária chinesa é o contraste das cores, aromas e sabores de cada prato, uma tradição baseada no yin e Yan: os polos contrários se complementam. É comum vermos a mistura de pratos doces e salgados, picantes e agridoces, quentes e frios, etc.
Para os chineses, a cor, o aroma e o sabor dos alimentos possuem a mesma importância. Por isso são usados ingredientes específicos, como o alho-poró, o gengibre e a pimenta, que conferem um aroma bastante agradável aos pratos, que também são bastante coloridos.
Na China eles acreditam em cinco elementos, e cada elemento tem um sabor. Assim fica mais fácil para os cozinheiros fazerem seus pratos.Aqui vai os elementos e os sabores que cada elemento significa:
Fogo = amargo
Madeira = azedo
Metal = picante
Terra = doce
Água = salgado
Os chineses comem de tudo, cereais, trigo, arroz, cabra, bois, ovelhas, peixe e etc... Os mais pobres raramente comiam carne, só nos festivais, casamentos, e às vezes em festas de aniversário dos mais velhos. Já os ricos preparam banquetes enormes. Comem com pauzinhos, feitos de bambu, madeira, chifre ou marfim. As bebidas eram feitas de arroz ou painço. E só depois de um tempo começaram a beber vinho, extraído da uva e umas das bebidas que se tornou a mais importante da China, o chá.