china
O Egito foi uma das principais civilizações do mundo antigo, tanto por sua arquitetura quanto por sua arte.
A grandiosidade egípcia deve-se por meio de sua religião, que era politeísta, ou seja, adorava a vários deuses, o conceito de belo, a estética, sempre era vinculada a divindades ou a alguma parte da religião. Um breve exemplo disso são os templos e as pinturas (arte e arquitetura em geral), a grandiosidade tinha como parte a frontalidade na pintura, o maciço e grande nos monumentos, que mostra o poder, a superioridade e a divindade tanto de deuses quanto dos Faraós, visando não só o medo que colocavam na população mais a eternidade, já que a crença egípcia dá ênfase na vida após a morte.
As tumbas mostravam a grandiosidade e o poder dos Faraós, pois eram abrigo para a sua fortuna após a sua morte. Um outro ponto que vem sendo discutido, com o achado de tumbas no vale dos reis (ex: a tumba de Tutancâmon, um dos faraós mais famosos) é que os Faraós arquitetaram planos em vida durante a construção de suas tumbas visando uma jornada tranquila até a entrada do mundo dos mortos, exemplo pinturas e hierógrifos, mostrando que eles precisavam dar oferendas a divindades como, Osíris, Anúbis, Seth, em troca da vida eterna.
Isso mostra a grandiosidade da cultura egípcia tanto nos monumentos quanto na cultura, na agricultura e etc. eles com certeza estavam muito a frente de seu tempo, talvez não consiga a eternidade, mas já causa uma admiração gigantesca na sociedade atual, e se passaram quase 4 000 anos, isso mostra a magnitude de seus feitos.