China
É o segundo maior país no mundo, com maior território terrestre, faz fronteira com 14 países e seu meio ambiente varia entre florestas e desertos, consome 20% a 100% de energia a mais que países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), dívida em duas partes se denominam China Oriental e China Vermelha (Ocidental e capitalista).
China, país milenar que após passar pelo “Grande Salto Adiante” (1958-1960) onde milhões de pessoas morreram de fome e por uma guerra civil (1949) ao comando de Mao-Tse-Tung se transformou na República Popular da China.
A China é um país de regime comunista, emergente o país cresce muito ano após ano, atualmente a China é a segunda potência comercial do mundo, atrás apenas dos EUA. Seu grande crescimento se dá a fatores como: mão de obra de baixo custo, um alto nível de tecnologia, alta produtividade e moeda de baixa cotação em relação ao dólar.
Isto começou a partir do momento em que foram criadas as zonas abertas, localizações onde o mercado estrangeiro podia realizar transações e também instalar parques industriais, isto trouxe novas empresas além de tecnologia e experiência empresarial que faziam falta aos chineses.
Nessas áreas eram liberadas quaisquer formas de atuação industrial, era necessário apenas que toda empresa estrangeira fechasse um acordo com uma empresa local para se estabelecer, fazendo assim com que haja transferência de conhecimento tecnológico.
O PIB per capita dos chineses tem sido o de maior crescimento mundial nos últimos anos, estimado em 5.185 U$ por ano, esse número cresceu em mais de 8% nos últimos anos, 10% da população vive abaixo da linha da pobreza e 99,8% dos jovens são alfabetizados, sendo também o quarto país mais visitado do mundo.
Com este crescimento econômico e instabilidade política a China se torna uma ótima opção para o investimento estrangeiro.
2. Problemas Sociais e Ambientais
Todo esse desenvolvimento tem um preço, a China sofre