China Resumo
Giulliana Ribeiro 12A
O surgimento da China como potência econômica mundial está entre os mais dramáticos acontecimentos econômicos. O impacto disso na economia dos Estados Unidos causou transformações na política econômica e nas práticas comerciais. O país tem exercido grande influência política, militar e econômica graças a grandes reformas econômicas e à abertura geral da economia. Essas reformas atraíram investimento estrangeiro direto sob a forma de novas empresas e de capital estrangeiro, o que proporcionou o desenvolvimento das indústrias de tecnologia e de infraestrutura, tais como produção de energia e transportes.
Em 1960 o país passou a ter relações de apoio com a União Soviética a fim de desenvolver o setor industrial, nessa mesma década a China deixou de lado a atividade industrial e voltou-se totalmente para a agricultura.
A partir de 1970 houve uma retomada total da atividade industrial, com elevados investimentos nas indústrias de grande porte, doravante houve uma abertura do comércio exterior, gerando saldos positivos na balança comercial, incremento turístico e investimentos em novas tecnologias, com isso a China busca se transformar em uma grande potência. Em 1980 a China entrou em um período de intenso crescimento econômico, o governo chinês ofereceu incentivos para instalação de indústrias estrangeiras. Em 1989, a política econômica adotada pelos chineses nesse período baseava-se no apoio às multinacionais, que mudavam gradativamente o perfil da economia chinesa. O que essas empresas estrangeiras levaram à China foi à tecnologia, o que foi essencial para a modernização do país. Com a produção em massa, os preços dos produtos chineses ficaram baratíssimos em relação a outros mercados, dando para o país uma excelente competitividade no mercado internacional.
Atualmente, com um nível de crescimento econômico assustador, a China passa por novos desafios. O principal é o de diminuir a dependência em relação ao comércio exterior,