chile
Durante 220 anos O Chile como vários outros países da américa foi colônia da Espanha ,até que um dia a notícia de que a Espanha estava sendo atacada pelo exército napoleônico e que o rei Fernando VII estava sendo mantido em cativeiro por napoleão bonapart chegou ao ouvidos dos chilelos.No princípio os criollos(povo patriota chileno) Formaram uma junta,com apenas o objetivo de governar a colônia até que a Espanha se recuperasse e pudesse assumir novamente o controle da colônia Entretanto, esses poderes transitórios acabaram abrindo caminho para que houvesse uma eleição que determinasse o Primeiro Congresso Nacional Chileno. Em poco tempo os ideais separatistas ganharam folego com a chegada de Bernado O´Higgins ao governo chilelo.
O´Higgins recebeu apoio do general josé san martin que adquiriu experiência na independência da argentina que também era colônia da Espanha.
E no ano de 1818, Bernardo O’Higgins,após vencer a guerra de Maipu,conquistou de uma vez por todas a independência do Chile. E o próprio O’Higgins governou, de forma ditatorial,até 1823,quando começou o regime Republicano
Politica
O Chile é uma República Democrática (constituição aprovada por plebiscito em 1980). O Presidente é o chefe do poder executivo e é eleito por um período de 4 anos ou mais, com reeleição.
O Parlamento é composto pelo Senado e pela Câmara de Deputados:
Senado: 40 membros eleitos (com reeleição), 8 designados, 1 vitalício (ex-presidente da República) para período de 8 anos. No ano de 2005 foram eliminados os membros designados e o vitalício, através de uma reforma na "Constituição".
Câmara dos Deputados: 120 membros eleitos por período de 4 anos, com reeleição.
MICHELLE BACHELET
(Santiago, 29 de setembro de 1951) é uma médica e política chilena, atual presidente da República do Chile pelo partido comunista (PC). Bachelet ostentou a primeira magistratura do país entre o 11 de março de 2006 e 2010, e assumiu novamente o cargo em 11 de março de 2014. Ademais,