Chicobuarque
A Banda é uma canção de 1966 composta e interpretada pelo músico Chico Buarque. Foi lançada no primeiro álbum do cantor, Chico Buarque a. A canção ganhou o Festival de Música Popular Brasileira no mesmo ano de seu lançamento, interpretada por Chico Buarque e Nara Leão.
Ela se refere a ditadura militar e representa o início da mesma, mas é um erro classificar a banda como sendo algo bom em meio a ditadura, não devemos nos enganar, na abordagem de Chico Buarque, a banda é a própria ditadura.
A banda também representa toda a propaganda nacionalista que veio com a ditadura, as falsas promessas, e etc..
“E cada qual no seu canto
Em cada canto uma dor
Depois da banda passar
Cantando coisas de amor
Depois da banda passar
Cantando coisas de amor…” “A Banda” é uma metáfora de alegria na época da repressão. Imagine-se em um tempo que tuda era proibido e a diversão estava nas mãos do governo. Perceba que a banda quando entra na cidade é motivo de euforia, de imensa alegria, extase total, onde toda cidade parava para ver a banda passar.
“Mas para meu desencanto
O que era doce acabou
Tudo tomou seu lugar
Depois que a banda passou”
Estava à toa na vida, mostra a total ociosidade daquela sociedade que apenas podia se divertir com pão e o circo fornecido pela Ditadura. Então a banda faz referência ao militarismo vivido pela época, fazendo menção ao desfile do dia 7 de setembro, em que a banda marcial do exército marchava. Nesse aspecto, todas as mazelas vividas pelas pessoas era esquecida por um único momento de alívio ao ver a banda passar, momento este deveras efêmero, voltando à mesma situação de antes. Terminando os raros momentos de felicidade de um povo calado e sofrido.