CHEGADA DA FAM LIA REAL
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA/CEAD
POLO ALMENARA
CHEGADA DA FAMÍLIA REAL
AO BRASIL
ALMENARA/MG
2014
CHEGADA DA FAMÍLIA REAL
AO BRASIL
Mudanças ocorridas com a chegada da Família Real ao Brasil.
ALMENARA/MG
2014
Antes do ano de 1808, o Vice-Rei do Rio de Janeiro era o mais alto delegado do governo, contudo, o poder político de que foi investido o limitava a exercer suas atribuições somente nesta província, sendo confiada a administração de toda a colônia aos Capitães Gerais. Eram governadores com mandatos de três anos e recebiam instruções da Corte de Lisboa a qual eram responsáveis.
A esquadra portuguesa, composta de oitos náos, quatro fragatas, doze brigues e alguns navios mercantes, saíram de Portugal no dia 29 de Novembro de 1807 acompanhado pela divisão inglesa comandada pelo Almirante Sidney Smith. Durante a viagem os navios foram separados devido a uma tempestade obrigando parte aportarem na Bahia seguindo depois para o Rio de Janeiro onde a Família Real desembarcou em 7 de março de 1808.
Um decreto datado de 28 de janeiro já havia aberto os portos do Brasil às nações estrangeiras, e em 21 de outubro do mesmo ano se organizou um Banco nacional no Rio de Janeiro. Logo criaram os principais tribunais de administração das finanças e da justiça; promulgou um decreto permitindo o livre exercício de toda espécie de indústria; institui várias repartições de segunda ordem para resguardar o comércio e estabeleceu a Imprensa Régia. Fundaram-se uma Academia Militar e outra Cirúrgica; abriram ao público as portas da Biblioteca Real que continha 60 mil volumes. Após a destronização de Napoleão, formou-se um Instituto Nacional de que foram membros homens da maior ilustração literária e científica, dos quais uma parte havia sido convidados na França, sob influência do Conde da Barca, então Ministro de Estado.
De todas estas medidas,