chaves
BBC Brasil
BBC Brasil 3 horas atrás
Bolaños era conhecido por brincadeiras no set
A cena corria bem: com uma tesoura na mão, Chaves pegou uma das maria-chiquinhas de Chiquinha e cortou um pedaço de seu cabelo. A menina abriu seu berreiro típico.
Mas algo tinha dado errado. O script dizia que o menino iria cortar um centímetro de cabelo - mas o pedaço cortado era cinco vezes maior.
A atriz María Antonieta de las Nieves -a "Chiquinha" - percebeu quase imediatamente. Mas, como não podia parar a gravação nem recuperar seu cabelo, não teve outra opção a não ser chorar mais alto, desta vez de verdade.
Leia mais: #SalaSocial: Morre Roberto Bolaños, mítico criador de Chaves e Chapolin
O responsável pela travessura era ninguém menos que um dos atores de comédia mais populares da América Latina: Roberto Gómez Bolaños, conhecido como "Chespirito", que morreu sexta-feira, aos 85 anos, depois de lutar mais de uma década contra doenças respiratórias e diabetes.
A brincadeira da gravação naquele dia foi uma das muitas que marcaram os 24 anos que seu personagem mais famoso, um menino que vivia em um barril em um bairro no México, permaneceu no ar.
"Foi sem querer querendo" foi a desculpa que Bolaños deu a Las Nieves, como ele disse à BBC Mundo 40 anos depois.
"Sigam-me os bons!"
Os programas "Chaves" e "Chapolin Colorado" ainda estão entre os mais vistos no México, Argentina, Venezuela, Peru e Guatemala -no Brasil, os episódios estão no ar há 30 anos. Alguns especialistas dizem que Chaves é o programa mais bem sucedido na história da televisão latino-americana.
Personagem conquistou América Latina
Mesmo a era das redes sociais não tirou força do fenômeno: Chespirito - diminutivo de Shakespeare, como ele explica- se tornou uma das pessoas com mais segiudores no Twitter com o perfil @ChespiritoRGB -e ao qual aderiu por sugestão de seu filho, Roberto.
Sua primeira mensagem, em 28 de maio de