Chatô
Fernando morais, o autor do livro, é Brasileiro, publicou vários sucessos, como por exemplo, Olga, A Ilha, a biografia de chatô, entre outros. O jornalista nasceu em 1.946 em Mariana, Minas Gerais. Embora o Fernando tenha vendido meio milhão de exemplares de alguns dos seus livros, ele se firmou como escritor biográfico com a publicação de Chatô, o rei do Brasil.
Para um bom entendimento do livro, é interessante que o leitor já saiba algumas coisas sobre a história do Brasil, pois o autor mostra alguns acontecimentos políticos do ano de 1.892 a 1968.
Chatô, como era chamado o Assis Chateaubriand, filho de Francisco José e Maria Carmem, nasceu em quatro de outubro de 1892, em Umbuzeiro, Paraíba. Chatô recebe o seu nome em homenagem ao santo Francisco de Assis. Ele tinha mais três irmãos. O menino era amarelo, feio e gago, e por acreditarem que os seus avós poderiam curar a sua gagueira, ele foi mandado para a fazenda onde os avós moravam, e por lá Chateaubriand aprontou poucas e boas. O menino cresceu sem saber escrever e nem ler, e os avós ao verem o menino crescendo analfabeto, resolveram ensiná-lo algumas letras. Um tempo depois, o menino foi aprovado num exame de admissão. O Chatô foi bem instalado em Recife, mas ele não se interessava muito pelas disciplinas, ele prefere ler jornais e frequentar o grupo de poetas e literários. Para frequentar esse grupo que ele tanto gostava, ele precisava ter dinheiro, então aos 12 anos Chatô resolveu vender tecidos. Depois de um tempo, ele cansou de vender tecidos e decidiu pedir emprego em um jornal, e começou a trabalhar na Gazeta do norte, que depois de um tempo fechou as portas. Após sair do Gazeta, chatô resolver realizar a vontade do seu pai, ele começou a frequentar o curso de direito e começa a trabalhar no diário de Pernambuco. Depois disso o jornal fecha também, o pai do Chatô morre, e ele passa a ser o homem da casa, ele começa a namorar com Maria da Penha Lins, nesse mesmo período ele