Chassi do Mini Baja
jiDESENVOLVIMENTO DE UM CHASSI, DO TIPO GAIOLA, PARA
COMPETIÇÃO MINI-BAJA
Aluno: João Mauro Chair Scalabrin
Orientador: José Alberto dos Reis Parise
Introdução
O projeto Baja SAE, criado em 1976 nos Estados Unidos e tendo sido realizado pela primeira vez no Brasil em 1995, promove aos estudantes dos diversos segmentos da engenharia a oportunidade de desenvolver um trabalho em equipe e adquirir experiência profissional através da participação em todas as etapas do desenvolvimento de um protótipo recreativo, fora de estrada (off-road), monoposto, robusto, visando sua participação em competições nacionais e internacionais.
Anualmente são realizadas competições regionais e uma nacional, que habilita a equipe campeã e a vice, a participarem do evento internacional. Em ambas as competições as equipes e seus protótipos são avaliados desde sua concepção e projeto até sua construção e capacidade de produção em massa, se consagrando como campeã aquela que somar o maior número de pontos. Dividindo em cinco os principais sistemas do veículo (direção, suspensão, transmissão, freio e chassis), começamos, como todo projeto na área veicular, pelo conjunto roda/pneu, o que inclui cubo de roda, manga, inclinação do pino-mestre, ângulos de câmber, cáster e convergência, e, a partir daí, definimos as dimensões básicas do veículo.
Se tratando de um veículo fora de estrada e com motorização padrão de 10 HP, buscamos a utilização, em todos os sistemas, de materiais leves, resistentes e com boa viabilidade econômica. Respeitando todos os quesitos de segurança exigidos pelo regulamento otimizamos ao máximo a ergonomia e o conforto para o piloto. Figura 1. Logomarca Baja SAE
Departamento de Engenharia Mecânica
Pelo motivo de ser o ponto chave para o sucesso de um veículo desse tipo, nosso principal ponto de ataque foi o chassi, nesse caso também conhecido como gaiola.
Todos os subsistemas já estavam