Charles Montesquieu
Professor Ademilson da Silva Queiroz
Sorocaba
2012
Índice
*Introdução (página 3)
*Justificativa (página 4)
*Objetivo Geral (página 5)
*Objetivos Específicos (página 6)
*Metodologia (página 7)
*Época no qual Montesquieu viveu (página 8)
*Principais obras do autor (páginas 9 e 10)
*Principais Ideias defendidas (página 11)
*Curta biografia do autor (páginas 12,13,14,15)
*Críticas à Igreja (página 16)
*Absolutismo (página 17)
*Liberalismo (página 18)
*Referências (página 19)
Introdução Charles Louis de Secondat, barão de Montesquieu, foi um dos grandes filósofos políticos do Iluminismo. Curioso insaciável tinha um humor mordaz. Ele escreveu um relatório sobre as várias formas de poder, em que explicou como os governos podem ser preservados da corrupção. Montesquieu publicou as "Cartas Persas", um sucesso instantâneo que lhe trouxe a fama como escritor. Definiu três tipos de governo existentes: republicanos, monárquicos e despóticos, e organizou um sistema de governo que evitaria o absolutismo, isto é, a autoridade tirânica de um só governante. Para o pensador, o despotismo era um perigo que podia ser prevenido com diferentes organismos exercendo as funções de fazer leis, administrar e julgar.
Justificativa
Montesquieu foi um grande iluminista, pensador, escritor francês, político e defensor de uma sociedade mais justa para todos. Com certeza podemos dizer que ele fez a diferença em toda sua época fazendo com que as pessoas mudassem seu jeito de pensar.
Objetivo Geral
Mostrar um dos grandes filósofos políticos do iluminismo, a explicação para as coisas não mais estar no transcendental, mas no próprio homem, uma forma de Iluminismo como tentativa de fazer das ciências naturais as ciências da razão e da experimentação, e a tentativa de aglomerar o conhecimento comum na ciência, nas artes e nos ofícios. O sistema