Charles Darwin
...um barco carregado de genes navegando pela vida... Charles Darwin nasceu em 1809 na cidade de
Shrewsbury.
Seu pai, Robert Darwin, era um médico bem conhecido na cidade e educou seu filho de uma forma muito severa. Cursou teologia, porém se destacou como pesquisador natural. Junto a marinha Darwin fez uma viagem de pesquisa com o Beogle, da qual se refere como o acontecimento realmente mais importante da sua vida.
Era um homem muito cauteloso em relação aos seus pensamentos e suas ideias.
Sua obra principal “Sobre a origem das espécies” causou muita polemica em 1859, onde fora considerado como um inimigo da
Inglaterra.
Hoje o titulo completo “On the origin of species by means of natural selection or the preservation of favoured races in the struggle for life” poderia ter a seguinte tradução:
“Sobre a origem das espécies por meio da seleção natural ou A preservação de raças favorecidas na luta pela vida”.
Defendia duas teorias ou teses principais:
1ª- Darwin dizia que todas as espécies de plantas e animais que vivem hoje descendem de formas mais primitivas que viveram no passado.
2ª- Tudo isso deve-se à seleção natural das espécies. “Quem melhor se adapta ao meio ambiente sobrevive e pode garantir a continuidade de sua espécie.” Ou seja, quanto mais acirrada a luta pela sobrevivência, mais rápida a evolução de novas espécies. E assim sobrevivem apenas os que melhor se adaptam. Os outros todos perecem.
Morreu em 1882, um ano antes de Marx, foi sepultado com toda pompa e circunstância na abadia de Westminster como um dos filhos mais ilustres da Inglaterra.
Ao longo de sua vida foi biólogo e pesquisador natural.
Criou a teoria da seleção natural, que questionou e colocou em dúvida a visão bíblica sobre o lugar do homem na criação.
• Fonte: Livro o mundo de Sofia. ( Josten
Garden) Páginas 430-455, “Darwin...”